A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” foi idealizada por um Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) – Affonso Ghizzo Neto – e lançada em agosto de 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter.
Aproveitando a repercussão nacional, o MPSC, por meio da Associação Catarinense do Ministério Público, propôs a nacionalização da campanha, com a participação dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal. Endossando a ideia, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) autorizou a execução da campanha em âmbito nacional.
Diante disso, a CONAMP formulou um convite de participação ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), aprovado por unanimidade em 2007, objetivando uma estratégia nacional do Ministério Público brasileiro, somando esforços no combate à corrupção.
O engajamento do Ministério Público brasileiro na campanha é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003. No Brasil, a Convenção foi ratificada pelo Decreto Legislativo nº 348, de 18 de maio de 2005, e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006.